SALAR DE UYUNI
O altiplano boliviano cobre 10% do território da Bolívia e se estende também pelo Peru, Chile e Argentina. Caracteriza-se pela altitude média de 3.700 metros acima do nível do mar, o que torna a região em uma das mais altas e extensas do mundo.
O clima é frio e seco, com temperaturas que variam drasticamente . A vegetação é escassa, predominando um ecossistema de pastos e arbustos adaptados às duras condições climáticas. O Altiplano boliviano é cercado por imponentes cadeias de montanhas que abriga inúmeros lagos e salares como o Salar de Uyuni, o maior e mais alto salar no planeta e importante destino turístico da Bolívia, atraindo visitantes de todo o mundo por suas belezas naturais e singularidades.
Ha 40.000 anos atrás, durante a última Idade do Gelo a área era coberta pelo Lago Ballivián, Lago Minchin e mais tarde, há 11 mil anos, pelo Lago Tauca esse começou a evaporar devido às mudanças climáticas. À medida que a água evaporava, os minerais dissolvidos no lago, como sal e gesso, concentravam-se e depositavam-se no fundo. Com o tempo, essas jazidas minerais formaram uma espessa camada de sal que se espalhou por toda a região, dando origem ao Salar de Uyuni.
Com uma área de 11.000km2 o salar de uyuni é composto por aproximadamente 11 camadas de sal de diferentes espessuras, sendo a camada superficial a mais espessa.
Durante a época das chuvas, o salar fica coberto por uma fina camada de água, criando um efeito de espelho que reflete o céu e as nuvens, produzindo uma paisagem surreal e mágica. Na estação seca, a superfície do salar endurece e racha, formando padrões hexagonais que se estendem por um horizonte sem fim
NÃO PERDA A OPORTUNIDADE DE CONHECER O SALAR DE UYUNI AONDE O CÉU SE FUNDE COM A TERRA E TE TRANSPORTA A UM MUNDO DE SONHOS!!!